quinta-feira, 22 de abril de 2010

Escolas de Campo Grande conseguem reduzir violência com medida considerada polêmica

Do site Estadão

“As escolas de Campo Grande (MS) conseguiram reduzir em 60% a violência, em apenas um ano, com aplicação de medidas consideradas polêmicas pelos alunos, mas aprovadas pelos pais. O dado é do promotor da Infância e Adolescência Sérgio Fernando Harfouche.

Para punir os estudantes indisciplinados, escolas das redes pública e particular fazem os alunos lavar banheiros, pratos e talheres, distribuir merenda e limpar o local onde estudam.

As atividades foram introduzidas em 52 estabelecimentos do ensino fundamental, que reúnem um total de 8 mil dirigentes e professores.
As práticas, que entraram em vigor em maio do ano passado, são apontadas como responsáveis pela redução da violência escolar.

Harfouche é autor do método que pune os indisciplinados com tarefas obrigatórias dentro da escola. Ele reconhece que a medida não é simpática, mas afirma que ela tem dado “ótimos resultados”. “Crianças não são bandidos, são indisciplinadas.”

No ano passado, S.P.G., de 12 anos, foi armado com uma faca caseira, do tipo peixeira, para a escola.
“Eu queria matar um colega da minha classe, mas fui denunciado e me levaram para o juizado”, conta o garoto. A mãe, A.A.P.G., de 38 anos, confirma a história, acrescentando que o filho “era terrível”.
“Em três meses de atividades obrigatórias na escola, ele virou outra coisa – e coisa boa”, comemora a mãe. E o garoto completa: “Eu trabalhei direitinho. Paguei muito mico na frente dos meus amigos. Era só gozação”, admite.

O promotor da Infância e da Adolescência afirma que S.P.G. não foi o único a deixar a internação do juizado de menores.
“Já conseguimos reunir o nome, endereço e todos os dados disponíveis de 178 menores que saíram desses locais no ano passado e estão estudando normalmente, principalmente em escolas da rede pública”, conta.

Segundo Harfouche, a redução da violência escolar nas escolas de Campo Grande reflete também na diminuição da evasão. “Considerando que estamos apenas no primeiro ano de trabalho, alcançamos realmente um ótimo resultado.”

E aí? Será que a moda pega?

Fonte: http://diariodaeducacao.com.br/

Nenhum comentário: