sábado, 29 de setembro de 2012

Sugestão de filme O CLUBE DO IMPERADOR

FILME O Clube do Imperador (The Emperor's Club, 2002, EUA, direção: Michael Hoffman, 109 min., drama, classificação indicativa: 12 anos)

A HISTÓRIA O ator Kevin Kline vive William Hundert, um docente apaixonado pela profissão e cheio de princípios clássicos. Seu mundo conservador é chacoalhado por um estudante recém-chegado à escola. O que começa como um choque de gerações dá lugar a uma surpreendente relação professor-aluno. O resultado desta experiência é uma lição de vida para ambos, principalmente quando, durante uma competição que dá nome ao filme, o docente se vê numa saia-justa que coloca em xeque seus princípios.

POR QUE ASSISTIR De acordo com Fernando Roque, professor do curso de Foto & Vídeo da Escola Viva, em São Paulo, em uma escola voltada para a formação de cidadãos, o entendimento do percurso sócio-político humano é fundamental para quem deseja melhorar a sociedade - e este deveria ser o objetivo das elites e, principalmente, dos líderes. No filme, este saber é medido com um jogo de perguntas e respostas em que o vencedor é coroado como Júlio César. "Parece bobo, mas é emblemático. Se transportarmos esta formação e jogo para as primárias eleitorais americanas (para se escolher o Júlio César de hoje) percebe-se que o jogo está longe de ser irreal", diz Roque.

Fonte:  http://educarparacrescer.abril.com.br//aprendizagem/clube-imperador-676251.shtml

Nenhum comentário: